Projeto Sementes da África: capacitação de professores sobre Diversidade de Culturas Afro-Brasileiras e Indígenas ocorreu nesta semana.

O projeto envolveu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura

Nesta semana, ocorreu a Formação de professores com o tema Diversidade Étnico-racial, Cultura Afro-brasileira, Africana e Indígena para os profissionais da educação do Município de General Carneiro-PR. A formação foi realizada pelos membros do projeto Sementes da África, que possui o foco em jogos de tabuleiro confeccionados em madeira de demolição e outras. Entre os jogos, encontra-se o jogo Mancala com surgimento no Egito Antigo e conhecido como o jogo mais antigo do mundo. Os historiadores não sabem ao certo a data do seu surgimento, mas acredita-se que este tem entre 3.500 a 7.000 anos de existência. A capacitação objetivou o cumprimento do contido nas Leis Federais 10.639/2003 e 11.645/2008, que é o ensino da História e Cultura Africana, Afro-Brasileira e indígena em toda a rede de ensino da educação nacional.

 

Durante a manhã da segunda-feira (06), ocorreu a cerimônia de abertura, que contou com a participação do Prefeito, Joel Martins Ferreira, do vice-prefeito, Célio Garbin, e da secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Salete. O momento foi responsável por apresentar os professores do Projeto Sementes da África: Carlos Rodrigues dos Santos, Samir Alves e Gustavo Henrique Santana Rodrigues, também contando com a participação dos colaboradores Guilherme Tandler, Larissa Lopes Tandler, Emanuely Lopes Tandler e Kamylle Dias que auxiliaram durante as práticas.

Para o prefeito Joel, “É muito importante o dia de hoje, pois no nosso país e região, possuímos estas origens e devemos valorizá-las. Além disso, devemos resgatar as culturas destes povos. O recurso para a capacitação foi muito bem utilizado, pois a Secretaria Municipal de Educação e Cultura escolheu um tema muito importante para trabalhar com os professores e as crianças.”

 

Os dias 07 e 08 contaram com a aplicação dos jogos para os alunos de todas as escolas municipais. Os professores, que realizaram a capacitação dos jogos pela tarde do dia 06, estiveram auxiliando os estudantes nesses dias. É um grande avanço para todas as escolas do município, que contarão com mais atividades e possibilidades de metodologias com os estudantes. O prefeito Joel e o vice-prefeito Celio também estiveram conhecendo os jogos na prática.

 

O que são os jogos Mancala e Jogo da Onça?

 

O Mancala, jogo abordado durante a capacitação, é um jogo de raciocínio lógico-matemático, também chamado de xadrez africano devido sua forma de estratégia e complexidade, jogo de semeadura ou jogo de contagem e captura. O jogo, conhecido mundialmente por possuir mais de 7 mil anos de existência, foi encontrado em diversas culturas, fundamentalmente africanas e, também, asiáticas. Para o jogador, que pode possuir todas as idades, o Mancala contribui para a coordenação motora fina, concentração, uso de estratégias, raciocínio lógico, memória, além de desenvolver a socialização e a partilha.

 

O Jogo da Onça é um jogo de origem indígena brasileiro, originalmente jogado com um tabuleiro traçado na areia e com pedras como peças. O jogo consiste em uma peça representando a Onça e outras 14 peças representando os cachorros. Trata-se de um jogo de estratégia para dois jogadores, onde a captura é feita como no jogo de Damas. Dentro do ambiente escolar, os jogos podem ser utilizados para trabalhar distintos conceitos de matemática, além de história e cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena, de forma interdisciplinar.

 

“O projeto envolveu a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o Poder Executivo e o Poder Legislativo, pensando no melhor para os alunos do Município de General Carneiro-PR. A importância desse projeto para nós enquanto educação é enorme, pois a gestão, sempre visando em aperfeiçoar os conhecimentos dos professores cada vez mais, faz um ótimo trabalho pelo ensino-aprendizagem dos alunos. Ressaltamos a importância do lúdico, pois a teoria aliada a prática possui muito mais resultado no aprendizado das crianças”. Ressalta a secretária municipal de Educação e Cultura, Maria Salete.

 

Comentários