Rede Paranaense de ensino atende mais de 4 mil estrangeiros

Governo do Paraná apoia os estrangeiros

São migrantes, refugiados ou apátridas, oriundos de mais de 70 países. Desafio imposto pelo aprendizado da Língua Portuguesa é compensado pelo acolhimento das instituições de ensino e colegas

Atualmente, mais de 4 mil estudantes estrangeiros migrantes, refugiados ou apátridas, de 76 nacionalidades, estão matriculados na rede estadual de ensino do Paraná. Esse número engloba alunos do ensino regular, na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e no Curso de Português para Falantes de Outras Línguas, por meio do Centro de Línguas Estrangeiras Modernas (Celem).

Todo migrante que vem ao Brasil, em suas diferentes condições, tem direito à escolarização e ao acesso à educação básica. No processo de adaptação em um novo país, o desafio imposto pela língua se destaca. Por isso, para facilitar a adaptação e a compreensão dos novos alunos, o Paraná também oferece cursos de Língua Portuguesa para não falantes da língua.

 

Governo do Paraná apoia estrangeiros que buscam novas oportunidades

O Centro de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas do Paraná (Ceim-PR) presta apoio e atendimento aos estrangeiros que buscam uma nova oportunidade de vida no Brasil. A unidade é vinculada à Secretaria de Justiça, Família e Trabalho e funciona há quase dois anos.

Só nos três primeiros meses deste ano, 1.068 pessoas foram atendidas com orientação e acesso às diversas políticas públicas do Estado. A unidade acolhe e orienta os imigrantes e faz os encaminhamentos necessários, como, por exemplo, auxílio para buscar um emprego.

 

Matéria completa em: https://d.arede.info

Comentários