maior avião do mundo é destruído em ataque russo, diz Ucrânia

Antonov-225: maior avião do mundo é destruído em ataque russo, diz Ucrânia

O maior avião de carga do mundo, o Antonov-225 Mryya, foi destruído durante os ataques russos que ocorrem na Ucrânia.  A aeronave foi queimada neste domingo (27), no aeroporto Hostomel, próximo a Kiev, capital do país. O avião foi concebido para transportar equipamentos do ônibus espacial soviético Energia, que nunca foi lançado.

A informação foi divulgada pelo ministro das Relações Exteriores da Ucrânia, Dmytro Kuleba, nas redes sociais. "Esta foi a maior aeronave do mundo, AN-225 'Mriya' ('Dream' em ucraniano). A Rússia pode ter destruído nosso 'Mriya'. Mas nunca poderão destruir o nosso sonho de um Estado europeu forte, livre e democrático. Vamos prevalecer!"

Também pelas redes sociais, a fabricante disse que técnicos estão avaliando a situação. "Atualização sobre o estado do avião An-225 Dream»: Por enquanto, até que o An-225 seja revisto por especialistas, não podemos informar a condição técnica do avião. 

O avião, fabricado pela ucraniana Antonov, fez o primeiro voo em 21 de dezembro de 1988. A reconstrução custaria US$ 3 bilhões e levaria muito tempo.

Características

Comprimento: 84 metros
Altura: 18,2 metros
Envergadura (distância da ponta de uma asa à outra): 88,40 metros
Velocidade de cruzeiro: 800 km/h
Alcance: 15.400 km
Teto operacional: 9.000 metros de altitude
Capacidade de carga: 250 toneladas

Informações: G1

Foto: Antonov/Divulgação

Comentários