Aumento de casos de Covid-19 em General Carneiro preocupa equipe de saúde

Profissionais temem que se continuar o aumento de casos os comércios deverão ser fechados.

Estamos em um cenário complicando com um novo aumento de casos de Covid-19 no país todo, nos últimos dias tivemos um crescimento alarmante de um modo geral que preocupa os profissionais de saúde e lota os poucos leitos disponíveis em hospitais, principalmente em lugares com poucos recursos e com uma infraestrutura deficiente para atender uma demanda tão grande de novos casos.

Em General Carneiro não é diferente, tivemos um aumento considerável e preocupante de casos, só no último sábado (21) de 8 exames realizados 6 registraram positivo e tem mais 19 casos em investigação que aguardam os resultados dos exames. Ao total são 91 casos já confirmados no município.

Segundo a enfermeira da equipe de epidemiologia, Jussara Vaz de Oliveira, há 5 pacientes internados sendo 2 desses em estado crítico na U.T.I. Ela afirmou que os casos atuais infelizmente ocorreram pois houve um relaxamento da população em relação ao distanciamento social realizando festas e comemorações, falta da higienização correta das mãos com álcool 70% ou com água e sabão e é claro, o uso de máscara que é obrigatório, mas muita gente deixou de usar

Muitos moradores estão dizendo que esse aumento de casos se deve por conta das aglomerações e contato com outras pessoas nos últimos dias da eleição, mas ela esclareceu que isso vai trazer resultados provavelmente negativos na próxima semana.

Em conversa com a Secretária de Saúde de General Carneiro, Rhamayane Neubauer, ela afirma que haverá na próxima segunda feira (23) uma reunião online com a vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, conselho de saúde e com suporte da 6ª regional de saúde e do prefeito municipal para tratar sobre a questão atual dos casos e caso haja necessidade medidas restritivas ou até mesmo diminuição das atividades irão ser repassadas a população e principalmente ao comércio.

Mas conforme ela mencionou, em qualquer momento se a 6ª regional de saúde decretar bandeira vermelha e enviar uma ordem ao munícipio muitos lugares deverão ser fechados novamente como medida restritiva.

Por isso é necessário o apoio do comércio com o uso de máscara e álcool 70% para os funcionários e clientes, mantendo distanciamento em filas e gerenciando a lotação de pessoas dentro do estabelecimento para evitar aglomeração. Com medidas simples é possível diminuir o aumento de casos para evitar fechamento e uma baixa na renda do comércio.

Lembramos a todos que devem evitar aglomerações, festas de aniversário, de casamento, qualquer coisa que reúne um grupo de pessoas, pois esse não é o momento. Se tiver algum sintoma procure de imediato a equipe de saúde, não espere, pois, pode agravar e acabar contaminando mais pessoas.

Comentários